CISCO 2800 – Boot IOS via TFTP
Quando se esta trabalhando com roteadores Cisco, existem vários motivos pelos quais você pode precisa (ou querer) utilizar um servidor de redes para carregar a imagem do sistema (SO):
- O cartão flash não possui mais espaço disponível
- O cartão flash foi danificado e você precisa subir o router com urgência
- Você quer centralizar a imagem de todos os seus roteadores em um servidor central
- Você quer simplesmente testar uma nova imagem sem ter que apagar a original do cartão flash
Independente dos motivos, existem pontos positivos e negativos em utilizar um servidor para carregar o SO. Um dos pontos positivos é o fato de você nao precisar utilizar um cartão flash. Com isso, você pode centralizar as imagens dos seus roteadores e facilmente efetuar um upgrade. Além disso, você não corre o risco do cartão queimar ou dar problema e você não conseguir mais iniciar seu roteador.
O principal ponto negativo é o fato do servidor ter que estar sempre disponível para o boot (apenas durante o boot), caso contrário o seu roteador não irá iniciar.
Independente dos pontos positivos e negativos, seguem os passos para você carregar o SO via rede:
- Instale ou rode um servidor TFTP na sua rede. Se você possui uma maquina com windows e quer apenas um servidor temporário, recomendo o tFTPD32 ( http://tftpd32.jounin.net )
- Reinicie o seu roteador e durante os primeiros 30 segundos, pressione CTRL+BREAK para para a inicialização no ROMMON (boot).
Dica: se você utiliza o putty, pode enviar o comando também através do menu, conforme a imagem abaixo:
- Após iniciar o ROMMON, defina as váriaveis de ambiente e digite o comando ‘tftpdnld -r’
rommon 1> IP_ADDRESS=<endereço IP para o seu roteador> rommon 2> IP_SUBNET_MASK=<mascara de rede> rommon 3> DEFAULT_GATEWAY=<Gateway da rede. Pode ser o próprio servidor TFTP, caso seja da mesma subrede> rommon 4> TFTP_SERVER=<IP do servidor TFT> rommon 5> TFTP_FILE=<Nome do arquivo de imagem que deverá ser baixado (incluindo .bin)> rommon 6> tftpdnld ?r
Obs: o parâmetro ‘-r’ indica que a imagem deve ser baixada e descompactada diretamente na memória DRAM, sem utilizar o cartão flash.
Seguindo esses passos, o roteador irá carregar a imagem que esta armazenada no servidor TFTP na memória. Depois deste processo, o roteador não precisa mais manter conexão com o servidor TFTP.
Deixe um comentário